construcao-sustentavel

Construção Sustentável com o Eucalipto Tratado

Veja neste artigo como o Eucalipto Tratado é utilizado como base para uma construção sustentável, permitindo que a obra seja muito mais limpa e ecológica, pois as etapas do processo, desde a fabricação da madeira, passando pela aplicação, até o descarte de sobras não agridem o meio ambiente.

Das obras que podemos ver por aí, nota-se que poucas levam em consideração os aspectos ambientais. Esse assunto é tema de diversos estudos que apontam a construção civil como a grande vilã da alta emissão de gases, assim como o elevadíssimo consumo de água e de geração de resíduos, contribuindo também com a destruição de matas nativas que desaparecem junto de ecossistemas inteiros.

A valorização do meio ambiente acontece em toda a cadeia produtiva de uma construção sustentável. Contudo, o termo sustentabilidade não se resume apenas na utilização de materiais alternativos ou aplicações de tecnologias de ponta. É importante destacar que, antes de tudo é imprescindível um bom projeto arquitetônico considerando a incidência do sol, dos ventos e um adequado planejamento da obra levando em consideração os materiais disponíveis naquela região, e até mesmo a implantação correta dos produtos utilizados.

 

A Aplicação da Madeira na Construção Sustentável

Os projetos que utilizam o Eucalipto Tratado lavam o carimbo de construção sustentável que virou um desejo de indústrias e até mesmo de construtoras, pois se tornou um forte argumento utilizado em muitas estratégias de marketing desses negócios, que garantem ao consumidor fazer parte de um grupo de pessoas antenadas e preocupadas com os impactos ambientais em nosso planeta.

A mídia também vem destacando cada dia mais o vínculo entre a sustentabilidade e a utilização do Eucalipto Tratado. Os jornais e programas de televisão veem mostrando, em matérias muito bem elaboradas, como os sistemas de produção, da plantação e do reflorestamento, a duração da madeira decorrente do tratamento e a aplicação na construção civil, no paisagismo, no meio rural e em áreas de lazer.

Em 143 países, incluindo no Brasil, a Certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) – adaptada à realizada brasileira pela Green Building Concil – oferece um sistema de orientação e diretrizes com o incentivo de transformar os projetos em obras sustentáveis identificando diversos benefícios econômicos, sociais e ambientais.

A beleza incomparável do Eucalipto Tratado é capaz de criar ambientes altamente confortáveis, além disso, proporciona maior economia na manutenção das edificações e acima de tudo é uma excelente opção sustentável.

Agora queremos saber de você. Você sabia que uma construção sustentável com a aplicação do Eucalipto Tratado possui tantos benefícios às composições estruturais, pela robustez aliada ao tratamento, deixando o custo da obra menor do que a utilização de madeiras nativas, com tantas características técnicas relevantes?