madeira em autoclave

Eucalipto Tratado: Imunização da Madeira em Autoclave

A madeira é o material mais antigo utilizado na construção civil e no progresso da humanidade, porém, sem o devido tratamento sua durabilidade é muito baixa. Também é impossível eliminar a utilização da madeira em nossas vidas, então o tratamento e a imunização da madeira em autoclave ajusta toda a cadeia produtiva para que a sustentabilidade seja uma prioridade.

O tratamento da madeira é fundamental para protegê-la da ação de agentes químicos, físicos e biológicos. A imunização da madeira em autoclave visa à proteção contra o ataque de cupins, fungos, da umidade e de outros agentes. Só assim a madeira consegue adquirir características que favorecem o alto desempenho para ser utilizada, principalmente, na construção civil.

Assim ocorre com o Eucalipto Tratado também, onde o processo de tratamento e imunização é relativamente simples. O eucalipto depois de retirado da plantação é conduzido à usina de tratamento e logo após já é disponibilizado ao mercado de consumo.

Na usina de tratamento, a tecnologia aplicada à proteção da madeira segue as Normas Técnicas da ABNT, que levam em consideração o grau de exposição do produto de acordo como os níveis de umidade, exposição às condições climáticas, contato com o solo e até mesmo a aplicação em ambiente marinho.

O produto que garante a conservação e imunização do Eucalipto Tratado em Autoclave é o Arseniato de Cobre Cromatado, conhecido pela sigla CCA (Chromated copper arsenate).

O CCA possui três agentes que imunizam e tratam o eucalipto. O Arsênico é o veneno que ataca os insetos como o cupim. O Cobre combate ao mofo e bolores como fungos que podem surgir pela ação da humidade, do sol e da chuva. Já o Cromo é responsável pela fixação dos agentes.

No início do processo de tratamento, já com o eucalipto dentro da autoclave é aplicado um vácuo inicial que retira toda a humidade das peças. Logo em seguida o CCA é aplicado sob alta pressão, o que faz com que o produto impregne profundamente por toda a madeira. Para finalizar o processo de imunização e tratamento, outro vácuo é aplicado à autoclave para retirar o excesso.

Você pode conferir no vídeo abaixo todo o processo de tratamento do eucalipto.

O Eucalipto Tratado sai da autoclave com um aspecto esverdeado e pronto para atender a crescente demanda do mercado, que acontece não só pela sustentabilidade, mas também pela preferencia na utilização da madeira tratada na construção civil, por aceitar maior flexibilidade e o acabamento de superfície, além de sua rusticidade e beleza.

Depois de tratado e imunizado em autoclave, pela grande durabilidade, o eucalipto é capaz de oferecer a garantia mínima de 15 anos. Porém, em campos de testes, já podemos encontrar madeiras tratadas há mais de 40 anos sem problemas de corrosão.

O tratamento do Eucalipto em Autoclave é realizado por usinas experientes nesse processo. Por isso é muito importante que você conheça de onde está adquirindo, que depois de tratada em autoclave a madeira oferece ampla durabilidade e versatilidade, podendo assim ser utilizada até mesmo para a criação de uma grande variedade de móveis, brinquedos, postes, cercas, currais, esteios, esticadores, estacas para fruticultura, paisagismo, galpões inteiros e como vimos, permite uma maior racionalização dos projetos da construção civil com ótimo custo sobre o benefício oferecido.