Confinamento  fazenda Canadá

A Proteção da Madeira no Agronegócio

A madeira é um material de ampla aplicação no Agronegócio. Entretanto, para apresentar o melhor benefício, seu uso deve ser planejado e o material deve ser protegido contra intempéries, fungos e insetos.

Algumas espécies de madeira são naturalmente mais resistentes contra fungos e insetos, mas a maioria das espécies precisam de tratamento. Esse é o caso do Eucalipto e do Pinus.

Em aplicações rurais, como postes, mourões, pontes, galpões, suportes para parreiras, estábulos e outras, a madeira terá contato com a umidade, fazendo-se necessário protegê-la com o tratamento adequado que dá décadas de vida útil para um mourão de cerca oriundo de madeira reflorestada e tratada adequadamente, por exemplo.

A madeira de eucalipto que será usada em construção rural deve ser sempre tratada em autoclave, de modo a permitir a máxima penetração do produto preservativo. Entretanto, a madeira tratada jamais deve ser usada para acondicionar produtos alimentícios e também não deve ser queimada em instalações domésticas.

É importante também saber que o Eucalipto Tratado não deve ser usada nas estruturas que terão contato com colmeias, isto, devido à química usada no tratamento da madeira.

Se você deseja mais informações a respeito do tratamento do Eucalipto em Autoclave, você pode encontrar mais informações no Artigo de Ennio Lepage – Pesquisador e Consultor Técnico da Montana Química – na Revista Referência Industrial nº175.

Você pode também deixar a sua dúvida aqui nos comentários, que nós iremos respondê-la.